Empreendedorismo digital

abr. 02, 2024

O empreendedorismo está associado a capacidade de idealizar, inovar, aprimorar e mudar um negócio. A era digital é uma tendência mundial, vivenciada através da inovação tecnológica. Reynolds (1997, apud Chiavenato, 2007), apresentam um conceito de empreendedorismo como inovação tecnológica. O tema empreendedorismo digital é atual e de interesse geral. 

Foi-se o tempo em que a internet era considerada somente um espaço de entretenimento: o meio digital é um frutífero campo para desenvolver negócios, ampliando o alcance das suas vendas de forma mais diferenciada e flexível do que em uma empresa tradicional. Ser um empreendedor digital é trabalhar e obter renda através da internet, seja com um site, blog, anúncios em redes sociais ou prestação de serviços online. 

Assim, podemos chamar de empreendedorismo digital todo negócio que é desenvolvido 100% na internet, seja ele um desdobramento de um produto ou serviço preexistente, ou uma empresa nascida e atuante exclusivamente no ambiente virtual.

Segundo dados do SEBRAE:



⦁ O Brasil é o sétimo maior mercado mundial de internet, em número de internautas;

⦁ Mesmo sendo o sétimo maior mercado mundial, o Brasil é apenas o décimo quinto em publicidade online;

⦁ Os internautas brasileiros passam 3 vezes mais tempo na Internet do que vendo TV;



Flexibilidade é um dos elementos mais atraentes do meio digital para os empreendedores é a adaptabilidade desse tipo de iniciativa. Como empreendedor digital, você fará seus horários e definirá sua quantidade de horas de trabalho, ajustando-se às necessidades do seu negócio e do seu público. 

Tornar-se um empreendedor digital é consideravelmente mais barato do sê-lo na versão tradicional. A primeira economia é com o aluguel de espaços: sua estação de trabalho é o seu próprio computador, ou seja, você poderá trabalhar até mesmo de casa, se assim desejar. Optando pelo home office, você deixará de custear alimentação externa, transporte, contas de uma possível sala comercial, entre outros gastos envolvidos.

A internet é um grande ambiente de interação e isso pode favorecer a sua empresa: estando conectado virtualmente aos seus clientes, você fortalecerá a sua relação com o público e poderá entender melhor suas demandas, adaptar sua linguagem e aumentar suas vendas. Marcas próximas aos clientes têm mais chances de se tornarem lovemarks – empresas que contam não só com o consumo, mas com a defesa e o apego emocional das pessoas.

O resultado das pesquisas sinaliza que a falta de planejamento é a causa principal do fracasso da maioria dos negócios. Uma boa organização financeira, de entrega, de horários e produção pode ajudar-lhes a evitar muitas dificuldades.

Em média, os empregadores digitais estão no mercado a quase 2 anos. Do total 62% estão no setor de serviços. Em seguida, o setor mais procurado é o comércio com 33% de respostas. Indústria e agronegócio correspondem a 5% do total. 

É importante pensar que a transformação digital é muito mais do que marketing ou simplesmente a tecnologia, ela engloba a forma de gerir a sua empresa e, por isso, tornou-se algo necessário para acompanhar a evolução do mercado. Engana-se quem pensa que a transformação tecnológica está baseada em se fazer presente nas Redes Sociais, ter um blog corporativo ou fazer um vídeo para a internet: é muito mais do que isso. É claro que a presença digital faz parte do processo, mas não significa o todo neste cenário de transformação que é muito mais abrangente. É preciso levar em consideração o “pensar digital”, saber criar uma estratégia, saber metrificar os resultados e viver um estilo de vida de real transformação. 

O poder e foco nessa era é todo do cliente. É ele quem tem o poder de decisão e é quem decide quando, onde e de qual empresa vai comprar um produto. Por isso, um dos pilares da transformação digital engloba uma série de aspectos, como:

Nem tudo são flores para o empreendedor digital. Os desafios são enormes e a instabilidade financeira dos negócios tem sido um grande obstáculo. Só que existe um grande momento em que o novo negócio deixa de ser apenas uma grande ideia e passa a gerar lucratividade, ganha respeito e torna-se uma empresa admirada.

É possível notar uma grande mudança entre os empreendedores de hoje e os do passado. Hoje, não basta ter conhecimento técnico ou mesmo teórico, é preciso ir além: apresentar experiência, vivência, estudo contínuo e muita dedicação. 

Ao decidir empreender pela internet, é fundamental ser muito curioso, isto é, sair em busca de todas as informações necessárias para se tornar um especialista no assunto. Afinal, só assim é possível oferecer algo relevante para a audiência. Além disso, é preciso ter uma imensa vontade de ajudar as pessoas e resolver seus problemas. Também é essencial gostar de produzir conteúdo e, é claro, sentir-se à vontade com a internet e seu funcionamento.

Se você pretende ter um negócio online, já deve ter percebido que é preciso ser conhecido no seu nicho, para que o público confie em você e, consequentemente, compre seu produto e serviço. Isso quer dizer que, para ter sucesso, você precisa aprender como construir autoridade online e se transformar em uma pessoa que merece ser ouvida.

Não esqueça que, quando você ganha autoridade, acaba se tornando um líder. Isso significa que você terá grande poder, mas também grande responsabilidade. As pessoas gostam de pertencer a um grupo e sentem necessidade de seguir um líder. Então, a pergunta que resta é: que tipo de líder você quer ser? Lembre-se: a autoridade pode (e deve) ser utilizada para construir admiração, confiança e respeito entre você e o público.

Além do EMPREENDEDORISMO DIGITAL existem outros tipos que podem se tornar uma oportunidade, como por exemplo:




⦁ Empreendedorismo de inovação

Envolve a criação de novos produtos, serviços e tecnologias. É um processo em que o empreendedor identifica uma necessidade não atendida no mercado e desenvolve uma solução inovadora para resolver o problema.

⦁ Empreendedorismo de franquia

O empreendedor adquire o direito de usar a marca, os produtos e os serviços de uma empresa já estabelecida, seguindo um modelo de negócio já comprovado. Ele se beneficia da experiência e do know-how da empresa franqueadora, mas precisa seguir as regras e padrões estabelecidos pela marca.

⦁ Empreendedorismo de oportunidade

É baseado na identificação de uma oportunidade de negócio e na criação de um plano para aproveitá-la. É um processo em que o empreendedor identifica uma necessidade ou uma lacuna no mercado e cria uma solução para preencher essa lacuna.

⦁ Empreendedorismo social



Tem como objetivo resolver problemas sociais, culturais e ambientais. Ele se concentra em causas sociais e usa o empreendedorismo como meio para alcançar um impacto positivo na sociedade.

Ser um empreendedor digital de sucesso é o desejo de muitas pessoas que trabalham na internet, independentemente se elas estão começando agora ou se já têm experiência no mercado online. Para isso, é preciso muita dedicação e vontade para ser sempre a melhor versão de si mesmo como empreendedor. Este ramo de mercado não é tão difícil quanto alguns pensam, mas é claro que você precisa se esforçar. Porém, há algumas dicas que qualquer pessoa pode seguir para tentar evoluir constantemente. 


Seja um empreendedor digital sempre atualizado: fique de olho em todas as novidades que possam impactar seu negócio e seja o primeiro a utilizar lançamentos que podem fazer a diferença em seu dia-a-dia; produza conteúdos de qualidade e invista na produção de material relevante para sua audiência; comece a fazer vídeos: o vídeo já dominou a web e isso acontece principalmente por causa da facilidade de consumir este formato de conteúdo. Você não precisa de muito para começar: dá para fazer bons vídeos usando apenas celular e algumas técnicas bem simples. Se no começo seus vídeos não estiverem muito profissionais, não se preocupe: vídeo é uma linguagem que se aprimora na técnica. Regularize seu negócio digital: não deixe de dar atenção para esse aspecto de seu negócio. Esse é um assunto muito importante e, quanto mais cedo você organiza isso, mais simples fica quando seu negócio começa a crescer. Participe de eventos do seu mercado: são ótimas oportunidades para quem quer aprender mais e para estreitar laços com outros empreendedores que ajudam a construir o mercado de produtos digitais. Aumente sua presença nas redes sociais: escolha aquelas que fazem mais sentido para seu nicho de atuação e, principalmente, para sua persona empreendedora. Depois, prepare conteúdos relevantes e invista no relacionamento com seus seguidores através de diferentes tipos de estratégia, pagas ou inteiramente gratuitas, para impulsionar seu negócio digital. Aprenda com seus concorrentes: isso não quer dizer que você tenha que copiá-los. O importante é perceber as lacunas deixadas por eles e tentar preenchê-las com algo que faça com que as pessoas queiram conhecer mais sobre seu negócio.


E então? Pronto para começar seu negócio no mundo online? Lembre-se que investir em um ótimo planejamento e em boas estratégias de marketing é fundamental para que seu projeto dê certo, mas essas são apenas algumas etapas de um empreendimento na internet.

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O que você quer fazer, no que investir, qual é o seu propósito nisso tudo? Essas e outras diversas perguntas passam pela cabeça de quem tem o sonho de empreender, de levar sua ideia 💡 a alcançar sucesso e notoriedade. Porém acaba se deparando com várias perguntas, que se tornam barreiras para levar esse sonho a diante. Mas com planejamento qualquer obstáculo pode ser superado. Vamos lá dar o primeiro passo? Deve-se começar por aquilo que você gosta, identificando suas aptidões. Assim, o seu negócio não será baseado apenas no mercado, mas também naquilo que você sabe fazer bem. Acredite, isso é um grande passo! É possível prestar um bom serviço quando se faz algo com que se tem maior facilidade de trabalho. Hoje tudo é conectado, começar pequeno e dentro de casa é uma possibilidade, aprender a gerenciar à distância reduz sua necessidade de espaço físico. Aquilo que puder ser flexibilizado em termos de localidade pode representar ganhos de custos com espaço e aluguel. Você pode identificar algo totalmente novo ou identificar aquilo que os seus concorrentes não fazem bem. Às vezes, podem existir oportunidades baseadas em atividades simples, sem grandes investimentos, mas que não compensam para os grandes líderes, por exemplo. Após determinar os parâmetros acima, agora chegou o momento de se formalizar, agora é a hora de encarar a realidade e ser muito honesto sobre a sua empresa para que você escolha o CNPJ certo. É essencial que você conheça as suas opções, então, aqui vão algumas dicas importantes: ⦁ MEI: O mais famoso entre os tipos de empresa, o Micro Empreendedor Individual é a categoria de menor empresa disponível, que permite um faturamento de até R$ 81 mil por ano. Essa modalidade permite a contratação de apenas um funcionário e costuma ser escolhida por prestadores de serviços, já que é bem limitada. ⦁ EI: O Empresário Individual permite apenas um sócio, mas já tem a liberação de faturamento para 4,8 milhões ao ano, para Empresa de Pequeno Porte (EPP), ou R$ 360 mil ao ano, para Microempresa (ME). Diferente do MEI, o EI precisa escolher que tamanho de empresa terá e também como será a tributação. Nesse ponto, é sempre importante ter um contador para não ter prejuízos desnecessários. ⦁ LTDA: A Sociedade Limitada permite dois ou mais sócios e cada um é responsável por um percentual diferente da empresa e exerce atividades diferentes. É um dos tipos de CNPJ mais comuns para quem quer ter uma sociedade e separa os bens individuais dos bens dos sócios, diferente do EI. ⦁ SLU: Sociedade Limitada Unipessoal, é nova no Brasil e permite um sócio. A grande vantagem dela é que você não precisa de um sócio e o seu patrimônio também fica separado da pessoa física e jurídica. Além disso, esse tipo de empresa abrange profissionais liberais, que estavam excluídos do EI. ⦁ Sociedade Simples: Ao contrário do LTDA, essa modalidade exige que os sócios exerçam a mesma atividade econômica e não é exatamente um tipo de atividade empresarial: são sociedades de natureza intelectual, científica, literária ou artística. Por exemplo: se você é advogado, mas não empreende no ramo e precisa de um CNPJ, essa é uma boa escolha. ⦁ SA: A Sociedade Anônima não abrange sócios, mas sim ações. Aquele famoso capital aberto, sabe? Então, quem atua na empresa são os acionistas e, claro, o patrimônio pessoal de todo mundo é separado da empresa. É mais comum em empresas de grande porte. É importante aprender a lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações. Isso pode determinar o quanto você irá conseguir êxito em suas atividades do dia a dia e no longo prazo. Sentimos que é difícil fazer aquilo que não sabemos fazer e, quando não sabemos, fica muito mais difícil tomar a coragem para fazer. Portanto, comece pelo óbvio: conhecimento. Estude tudo o que puder sobre o seu mercado, sobre empreendedorismo, analise as questões técnicas de uma empresa, aprenda com a história de outros empreendedores, estude tudo o que puder sobre o seu cliente. Você está aqui, lendo este artigo, o que significa que está tomando os primeiros passos para perder esse medo! Outro ponto importante é saber qual é o seu objetivo. Não adianta estudar aleatoriamente sem saber aonde você quer chegar. Por isso, trace um plano claro para a sua vida. Quando você segue no caminho do que é compatível com o seu objetivo e aprende o que precisa para realizar esse objetivo, você se prepara para aproveitar as oportunidades que aparecem ao seu redor. Essas oportunidades só são vistas quando você sabe aonde quer chegar. Você já parou para pensar em quais habilidades você possui que são seu ponto forte para a gestão da sua empresa e até mesmo nas relações pessoais? Se ainda não, é hora de começar a pensar mais sobre essas habilidades. Um negócio não começa na festa de inauguração ou na primeira vez em que abre as portas ao cliente. Ele começa bem antes, quando você observa e reconhece uma oportunidade, uma dor e pensa na solução. Até o dia da abertura, você vai tomar várias decisões que não serão simples. Por isso, a gestão é tão importante. Com ela, você tem uma visão clara dos passos a serem tomados antes de iniciar qualquer negócio e, durante a execução dele, incluindo os benefícios e desafios de cada tomada de decisão para se preparar melhor para essa nova empreitada. Comece lembrando que a disciplina será sua maior aliada! Planejar, no curto ou no longo prazo, a depender das tarefas e ações, é fundamental para o bom andamento de um negócio, visto que compreender o processo faz com que os imprevistos possam ser resolvidos de forma mais assertiva.
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